Plano
de aula
ESCOLA
MUNICIPAL ODÍLIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
ICARAÍ
DE MINAS
Cursistas: Maria zélia , Juliene, Marlucy e Rildson
1. Ano: 2º
·
2. Conteúdo: Gênero Fábula
identificação de personagem; Sequência Lógica: Vídeo: A cigarra e a formiga Período
de Duração: 4 aulas
·
3. Competências: Ser capaz de compreender e interpretar textos que
circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de
ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
·
4. Capacidades: Identificar informações relevantes para a compreensão do
gênero fábula. Reconhecer quando o texto é uma fábula; Expressar oralmente com
clareza; Comentar historias lidas e ouvidas;
·
5. Metodologia: 1º Momento: Explicar o que é gênero textual; Explanar
para os alunos o que é uma fábula; Perguntar aos alunos se ao ler um texto
conseguem identificar o gênero; 2º Momento: Dividir os alunos em grupos e
distribuir textos diversos para que eles realizem a leitura dos textos, e em
seguida pedir que um representante de cada grupo reconte a história para todos;
·
6. 3º Momento: Assistir a fábula A cigarra e a formiga com os alunos,
sendo utilizado o data show; Solicitar que alguns alunos observem o vídeo da
fábula identificando os personagens da historia e a moral. Após o vídeo em exposição os alunos irão
identificar : inicio, meio e fim oral e através de desenhos.
·
7. Recursos: Textos diversos, data show, livros para reconto, papel,
lápis de cor e giz de cera.
·
8. Avaliação Será avaliado no decorrer das atividades desenvolvidas
individualmente e em grupo; O professor irá avaliar sua aula diariamente tendo
como objetivo verificar se os alunos desenvolveram as habilidades e
competências sobre o assunto abordado.
·
OBS: Clique abaixo no Link da
fábula: A cigarra e a formiga
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Nesta
atividade prática os alunos se envolveram muito bem, compreendendo o objetivo
proposto, e a forma de como foi
apresentada deixou eles bem interessados. Ouve uma dificuldade de nos
professores em lidar com a tecnologia, mas foi superada e até ampliou mais os
conhecimentos devido algumas dúvidas.
Na
nossa escola tem laboratório de
informática, mas ainda não esta disponível, o único recurso mais avançado ao alcance dos alunos e o data
shou, o qual nos usamos e obteve muito sucesso, pretendemos usar mais vezes.
Os objetivos
dessa atividade são: Perceber a
importância do uso da tecnologia para ampliação do conhecimento.
Ser
capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber
as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o
prazer de ler.
Essa atividade pode ser aplicada em todas as séries do 1° ao 5° ano de
acordo as necessidades da turma, nas disciplinas de Português, Ciências,
Matemática. E os recursos que necessitam são folhas xerocadas, data shou, e
outros materiais que necessitar.
O
professor tem que ter conhecimento da tecnologia a ser utilizada e de como
aplicar com precisão para alcançar os objetivos. E os alunos compreender o que
foi proposto para que haja um conhecimento significativo.
O
grupo adorou desenvolver esta atividade, pois superou todas as expectativas e
principalmente da professora regente da turma e seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário