domingo, 7 de julho de 2013

PLANO DE AULA

Plano de aula

ESCOLA MUNICIPAL ODÍLIA OLIVEIRA DE ALMEIDA

ICARAÍ DE MINAS

Cursistas: Maria zélia , Juliene, Marlucy e Rildson

1. Ano: 2º

·         2. Conteúdo: Gênero Fábula                                                                                            identificação de personagem; Sequência Lógica:   Vídeo: A cigarra e a formiga                                         Período de Duração: 4 aulas
·         3. Competências: Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
·         4. Capacidades: Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero fábula. Reconhecer quando o texto é uma fábula; Expressar oralmente com clareza; Comentar historias lidas e ouvidas;
·         5. Metodologia: 1º Momento: Explicar o que é gênero textual; Explanar para os alunos o que é uma fábula; Perguntar aos alunos se ao ler um texto conseguem identificar o gênero;                                                                                                                                2º Momento: Dividir os alunos em grupos e distribuir textos diversos para que eles realizem a leitura dos textos, e em seguida pedir que um representante de cada grupo reconte a história para todos;
·         6. 3º Momento: Assistir a fábula A cigarra e a formiga com os alunos, sendo utilizado o data show; Solicitar que alguns alunos observem o vídeo da fábula identificando os personagens da historia e a moral. Após  o vídeo em exposição os alunos irão identificar : inicio, meio e fim oral e através de desenhos.
·         7. Recursos: Textos diversos, data show, livros para reconto, papel, lápis de cor e giz de cera.
·         8. Avaliação Será avaliado no decorrer das atividades desenvolvidas individualmente e em grupo; O professor irá avaliar sua aula diariamente tendo como objetivo verificar se os alunos desenvolveram as habilidades e competências sobre o assunto abordado.     
·         OBS: Clique abaixo  no Link da fábula: A cigarra e a formiga












                                              RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
             Nesta atividade prática os alunos se envolveram muito bem, compreendendo o objetivo proposto, e  a forma de como foi apresentada deixou eles bem interessados. Ouve uma dificuldade de nos professores em lidar com a tecnologia, mas foi superada e até ampliou mais os conhecimentos devido algumas dúvidas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Na nossa  escola tem laboratório de informática, mas ainda não esta disponível, o único recurso  mais avançado ao alcance dos alunos e o data shou, o qual nos usamos e obteve muito sucesso, pretendemos  usar mais vezes.            
        Os objetivos dessa atividade são:  Perceber a importância do uso da tecnologia para ampliação do conhecimento.
       Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
          Essa atividade pode ser aplicada em todas as séries do 1° ao 5° ano de acordo as necessidades da turma, nas disciplinas de Português, Ciências, Matemática. E os recursos que necessitam são folhas xerocadas, data shou, e outros materiais que necessitar.
     O professor tem que ter conhecimento da tecnologia a ser utilizada e de como aplicar com precisão para alcançar os objetivos. E os alunos compreender o que foi proposto para que haja um conhecimento significativo. 
       O grupo adorou desenvolver esta atividade, pois superou todas as expectativas e principalmente da professora regente da turma e seus alunos.
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário